Carta da Editora
Abrir um livro de História talvez não seja a atividade favorita da maioria de nós, mas é impossível dizer que o passado não nos encanta. Seja pelos mistérios e segredos que se perderam nas areias do tempo, seja pela vontade de experimentar uma realidade diferente da nossa, os relatos de outros tempos funcionam como magia: nos cativam e nos fascinam.
Quem já não teve a curiosidade aguçada pelas verdades de O Diário de Anne Frank? Ou não se imaginou como um faraó do Antigo Egito? Ou mesmo inventou histórias envolvendo príncipes e princesas medievais? O passado permeia nosso imaginário, então não é de se surpreender que também esteja presente na ficção.
Nesta edição vamos embarcar em uma viagem para o universo da ficção histórica. Vamos de amores perdidos na guerra a amores de bailinhos. A cada amor, uma nova visão sobre como o momento pode marcar a experiência humana. A cada experiência, uma nova forma de aprender com o tempo.
Esperamos que esta edição te lembre uma aula História com o seu professor preferido. Aquela aula que você lembrará com carinho nos anos que se passarem. Esperamos que você aprenda, se divirta e se emocione com amores vividos em outras épocas.
– LUÍSA SCHEID
CONTEÚDO
–CONTOS
》Ainda Ontem, por T. F. Reynard
》O Florir das Açucenas, por Elisa Roveda
》Salmo 86, por T. F. Reynard
–CORREIOS ELEGANTES E TEXTOS LIVRES
》Carta ao Capitão Padilha Encontrada nas Dependências de sua Biblioteca em Minas Gerais, por Amanda Fievet
》Já Se Foram Quase Cinquenta, por Patricia de Campos Occhiucci
》Carta-Lembrete ao Amor dos Séculos, por Nina M. P. de Britto
》Entrevista com Lari Macedo, por Ana Ferrari
AUTORES PUBLICADOS
Amanda fievet
Amanda consome no desjejum apenas café: pelando, e sem açúcar. Gosta de filmes e novelas antigos, que atiçam sua imaginação desde criança. Adora dias chuvosos, mas aprendeu a amar o calor do Brasil.
ANA FERRARI
Ana Ferrari consome romance de café da manhã, de preferência com três colheres de açúcar. Quando não está procrastinando, está escrevendo histórias sobre seus vícios favoritos como forma de justificar nunca ter superado sua fase fangirl.
Elisa Roveda
Elisa é uma jovem gaúcha apaixonada por suas tradições, pela literatura, escrita, filosofia, cinema, música e em usar as palavras para encantar as pessoas.
NINA M. P. DE BRITTO
Nina é uma autora iniciante que adora percorrer gêneros e combinar palavras, buscando as misturas mais inusitadas. É apaixonada por pores do sol, brisa do mar e todo tipo de verde. Cafés, bichos e músicas são algumas de suas companhias preferidas.
PATRICIA DE CAMPOS OCCHIUCCI
Professora, poeta, escritora e psicóloga, natural de Santo André, reside no interior de São Paulo, na cidade de Mogi Guaçu. Autora do livro Poetica(mente), publicado pela editora Ases da Literatura de Portugal. Participou de publicações pela Editorial Eco Literário, Elemental Editoração, Psiu Editora, Artner, dentre outras. Também de lançamentos das revistas Tremembé, Alcatéia, SerEsta e Ecos da Palavra. É colaboradora da revista eletrônica BlahPsi.
T. F. Reynard
Patologista com sol em Gêmeos, ascendente em Câncer e tendência a falar muito sobre romances de época, poetas de guerra e a Primeira Guerra Mundial. Quando não está tentando entender algo no microscópio, está pensando sobre o que pode escrever. De vez em quando, se os astros estiverem alinhados, também desenha.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
lari macedo
Ilustradora e quadrinista. Desenha desde que se entende por gente e gosta de começar uma história sem saber como ela vai terminar. Formada em Gravura pela UFRJ e Design Gráfico pelo IBMR. Publicou seu primeiro quadrinho em 2019 e já escreveu e ilustrou 5 quadrinhos. Um Quadrinho pra Falar de Vaginismo foi finalista do troféu HQMIX 2023. Nas horas vagas, gosta de jogar Pokémon e Stardew Valley, ler livros e quadrinhos e andar de patins.