Categorias
Escrita

A simbologia na escrita: como usar metáforas e símbolos em seus contos

A escrita vai muito além das palavras transcritas no papel. A literatura tem o poder de despertar emoções, transmitir mensagens profundas e criar cenários que nos transportam para outros mundos. 

Uma das ferramentas mais poderosas que os escritores têm à mão são as metáforas e os símbolos. No artigo de hoje, você vai aprender como estes recursos enriquecem a narrativa, oferecendo mais camadas de significados ao texto e transformando a leitura em uma experiência profunda e envolvente. 

Metáforas: brincando com as palavras

Metáfora é uma figura de linguagem muito conhecida e utilizada no dia a dia. A ideia é usar palavras ou expressões com sentido figurado. Funciona como uma espécie de comparação, na qual conceitos distintos são relacionados para facilitar a compreensão da mensagem. 

As metáforas ilustram conceitos abstratos de maneira tangível, ou seja, ao comparar duas coisas aparentemente diferentes, a metáfora cria uma ponte de compreensão entre ambas. 

Ela vai além do significado literal e convida o leitor a ver o mundo sob outra perspectiva, tendo o poder de transformar conceitos complexos e abstratos em imagens concretas e mundanas, de fácil entendimento. 

Por exemplo, descrever uma metrópole como uma “selva de pedra” oferece uma imagem visual que vai além das palavras. 

A escolha cuidadosa de metáforas para compor um texto aprofunda a compreensão e conexão emocional entre o leitor e a obra.

Símbolos: muito além das palavras

Os símbolos, por sua vez, são códigos que carregam significados mais amplos e profundos do que aparentam à primeira vista.

O simbolismo é uma maneira de expressar ideias por meio de símbolos, imagens ou objetos. É uma ferramenta poderosa na literatura justamente por acrescentar profundidade e significado ao texto, envolvendo a imaginação e as emoções do leitor.

Um exemplo bastante conhecido é usar uma maçã como símbolo de tentação, já que o “fruto proibido” está presente em diferentes culturas e evoca uma série de significados que vão muito além de uma simples maçã. 

Em um conto, o autor pode utilizar metáforas para oferecer imagens ao leitor e símbolos para despertar sua curiosidade, chamando-o para uma participação ativa na leitura – interpretando o significado da obra para muito além da escolha de palavras. 

A repetição de um símbolo ao longo da história, por exemplo, cria uma coesão narrativa que reforça a mensagem e convida o leitor a mergulhar mais profundamente na trama, fazendo conexões sutis ao longo da leitura. 

Como usar metáforas e símbolos em seus contos

Aqui na Revista Maçã do Amor nós adoramos quando um conto nos faz refletir e ir além das palavras ❤️.

Pensando nisso, separamos 5 dicas que irão te ajudar a usar metáforas e símbolos em seus contos. Confira! 

  1. Conheça seu público

Para se conectar com seus leitores é preciso, antes de mais nada, conhecê-los. Entender quem são as pessoas que entram em contato com sua obra é fundamental para escolher símbolos relevantes e metáforas que façam uma ponte de significados no texto. 

Se você usar uma imagem que não desperta emoções nos leitores, ela não fará sentido na trama. Por isso, saber escolher as palavras certas e o subtexto, ou seja, os sentidos que estão além do texto, é fundamental para que sua obra ressoe emocionalmente nos leitores. 

  1. Explore temáticas

Metáforas visuais podem funcionar como o fio condutor que liga sua narrativa, explorando e reforçando os temas centrais da trama. Elas fornecem uma imagem que guia o leitor pela narrativa e oferecem percepções mais profundas sobre a história. 

Mas não adianta atirar para todos os lados. O excesso de metáforas pode ter o efeito contrário: deixam o texto confuso e empobrecem a narrativa. 

Para não correr o risco de criar um excesso de imagens e deixar o leitor confuso, experimente explorar temáticas definidas em sua obra. Por exemplo, se você deseja usar a natureza como uma inspiração, pode explorar as ideias de semear, nutrir e florescer

  1. Evite clichês

Embora algumas metáforas clássicas sejam poderosas, o uso excessivo de clichês pode enfraquecer a originalidade do seu texto. Procure formas autênticas de expressar suas ideias com imagens.

  1. Busque imagens vívidas

As metáforas criam uma comparação na mente do leitor, proporcionando uma representação visual de conceitos abstratos em uma forma tangível. Isso acrescenta detalhes e profundidade na escrita, tornando-a mais cativante e memorável.

  1. Contextualize os símbolos

Seja sutil, mas sempre preze pela clareza em seus textos. Garanta que os símbolos escolhidos façam sentido aos leitores e tenham conexão com a história. Símbolos desconexos podem confundir e dificultar a compreensão da narrativa, comprometendo a qualidade da obra como um todo. 

As metáforas transformam palavras em imagens vivas e de significados profundos. Ao incorporar a simbologia em seus contos, você convida os leitores a se envolverem e participarem da história. 

Quer ter um conto seu publicado na Revista Maçã do Amor?

Agora que você chegou até aqui, deve estar ansioso para colocar essas dicas em prática no seu próximo conto, não é mesmo? 

E quem sabe nós não nos encontramos nas páginas da nossa próxima edição? 

Na Maçã do Amor temos apenas uma regra: nosso tema é o amor romântico! Nascemos com o propósito de divulgar histórias de amor. Se você escreve e se interessa por este gênero, pode ter seu conto publicado em nossa revista. 

Acompanhe os editais e fique de olho nos temas e nas datas para fazer seu envio.  Esperamos por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content