Categorias
Leia

Edição #15: Tecnamor


Carta da Editora

Todo novo descobrimento começa com um incômodo. Uma pergunta que leva a uma hipótese e, por fim, a incansáveis noites acordadas imaginando: “mas e se…?”.

Imaginar possíveis futuros para a humanidade tem movido a criatividade do ser humano por séculos. Desde a descoberta do fogo, e as diversas possibilidades que ela apresentou, até questionamentos que nos levam para fora do nosso próprio mundo. O que aconteceria se tivéssemos naves espaciais audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve? Como seria se uma espécie mais avançada interviesse para ajudar um planeta mais primitivo? O que aconteceu há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante? E se existisse uma forma de as pessoas controlarem o Tempo e a História da humanidade? E se uma dessas pessoas se apaixonasse e decidisse quebrar todas as regras para salvar seu amor, o que aconteceria com a realidade?

Seja em um laboratório, por trás de páginas de livros, ou em telas de cinema, essas perguntas não só exploram as infinitas possibilidades em como o avanço tecnológico impacta nas questões morais da humanidade, mas também em como elas influenciam a forma como nos relacionamos. Porque, por trás de todo avanço científico que realidades virtuais, aplicativos de relacionamento e viagens pelo espaço exigem, no fim do dia, as questões que nos movem continuam sendo as mais humanas possíveis: Qual o sentido da vida? Onde e como eu posso encontrar o amor?

Em Tecnamor, encontramos novas histórias que buscam responder incômodos e imaginar possibilidades sobre como a tecnologia influencia o amor em futuros próximos e distantes. Seja explorando a probabilidade de um algoritmo prever relacionamentos amorosos bem sucedidos, imaginando usos possíveis para realidades virtuais, descobrindo formas de se encontrar o amor, ou até mesmo nos apresentando realidades que partem nossos corações.

Nas próximas páginas, esperamos que você saia com mais perguntas do que respostas, com incômodos que talvez nem soubesse que tinha. Afinal, o futuro é cheio das mais variadas possibilidades, e cabe a nós imaginar… mas e se?

– ANA FERRARI


CONTEÚDO

–CONTOS

Parfeito, por Thiago Loriggio

Quando o Relógio Parar, por Renata Vettorazzi

99,99%, por Rodrigo Ortiz Vinholo

Até o Último Cafezinho, por Anna Toledo

–CORREIOS ELEGANTES E TEXTOS LIVRES

O amor e suas tecnologias, por Thiago Ambrosio Lage

Véu (In)Transponível, por Sofia Lopes

Paixão Tecnológica, por Robinson Silva Alves

Site de Relacionamentos, por Eduardo Martínez

Apaixonado Remetente, por Mayara Zampieri


AUTORES PUBLICADOS

ANNA TOLEDO

Tendo a matemática como profissão desde 2020, escrever tornou-se uma válvula de escape. Aos 25 anos, Anna Toledo dá vida à imaginação criando romances fanfictions enquanto explora a infinitude de possibilidades que o universo das antologias oferece. A paixão por números e astronomia se combina com a literatura numa curiosa fusão resultando em histórias fantásticas pontilhadas de ficção científica.

EDUARDO MARTÍNEZ

Eduardo Martínez nasceu na cidade do Rio de Janeiro, possui formação em Jornalismo, Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica. Seus contos e crônicas são utilizados por algumas escolas no Rio de Janeiro e em Brasília. Atualmente, é cronista/contista do Notibras e do Blog do menino Dudu.

MAYARA ZAMPIERI

May é prolixamente beletrista, amante da literatura, irremediavelmente romântica e defensora de rotina. Graduanda em Letras, faz da escrita sua morada e da arte seu itinerário de vida.

RENATA VETTORAZZI

Renata começou a escrever muito cedo, por influência de sua professora da terceira série. Foi lá que descobriu o quanto gostava de compartilhar suas histórias com os outros: lia semanalmente, na frente de toda a turma, as histórias que criava. Depois disso, nunca mais parou de escrever. Nas suas histórias, finais felizes são um evento mais raro que um arco-íris duplo completo. Apesar do clichê, quando não está escrevendo, está lendo. Um contador de histórias jamais conseguiria não apreciar as histórias dos outros, afinal.

ROBINSON SILVA ALVES

Robinson Silva Alves, nascido em Coaraci-Ba, ingressando nos caminhos da poesia onde tive a satisfação de possuir algumas premiações literárias, bem como também algumas publicações em antologias e revistas literárias, atualmente faço parte de uma associação cultural e curso Especialização em Gestão Cultural.

RODRIGO ORTIZ VINHOLO

Rodrigo ama café, limão, pimenta, livros e uma Carol. Nos mundos dos livros, não consegue parar de escrever, geralmente ficando na ficção especulativa, mas dando suas escapadas por outros gêneros e estilos. Apesar da fama de ter gnomos que o ajudam a produzir tanto, ninguém nunca conseguiu provar nada. Ele é uma criatura da internet, está no espectro autista e gosta muito de tranquilidade.

sofia lopes

Sofia é criativa, curiosa e sonhadora inveterada, sempre com alguma ideia ou questionamento fortuito correndo pela cabeça. Escritora quase compulsiva, tem como companheiros inseparáveis papel, caneta e o bloco de notas do celular. Sua ideia de encontro perfeito envolve noites de verão, passeios à beira d’água e bons vinhos.

THIAGO AMBROSIO LAGE

Thiago Ambrósio Lage (@thamblage) vive em Palmas, é professor e doutor em Biotecnologia e autor da newsletter Mercúrio em Peixes. Suas publicações incluem, entre outros,Romantífica, livro de contos (Urutau, 2023); e os contos “Teste Anti-Turing”, na coletânea LGBTQIA+ Violetas, unicórnios e rinocerontes (Patuá, 2020); “The Witch dances” (Eita!, 2020, finalista do Rosetta Awards 2021) e “Seis estrelas” (Escambanautica, 2023, finalista do Prêmio Odisseia de Literatura fantástica 2024).

thiago loriggio

Thiago Loriggio queria ter tempo para escrever todas as ideias que vêm à sua mente. Ou, quem sabe, viajar para um futuro onde já escreveu tudo. Se bem que não; aí onde estaria a graça? Suas histórias já apareceram em lugares como Dragão Brasil, Trasgo, Taverna e Faísca. De vez em quando está pelo Twitter.