Participar de concursos literários é uma excelente oportunidade para quem está começando a escrever e não sabe como entrar no meio editorial. Além de participar de projetos de incentivo à cultura, o autor iniciante tem a oportunidade de acompanhar de perto como um processo de publicação acontece, do início ao fim.
Por isso, no artigo de hoje, nós vamos dar 8 dicas que irão aumentar suas chances de ser selecionado em concursos literários. Continue a leitura até o final para conhecer também um pouquinho sobre como acontece o processo de seleção aqui na Revista Maçã do Amor.
- Leia o edital
Antes de enviar um texto autoral para um concurso literário, é importante que você leia as regras do edital e se certifique de que sua obra respeita todas as regras.
Alguns pontos que precisam de atenção são a adequação ao tema, formato e gênero solicitados no edital.
É claro que se você enviar um texto fora do tema ele será desclassificado, mas existem outros motivos que podem levar à desclassificação automática, como formatação do texto, tamanho mínimo ou máximo de palavras, a presença — ou ausência — do seu nome no arquivo.
Aqui na Maçã do Amor, por exemplo, pedimos que o arquivo não contenha o nome do autor, o que garante o anonimato durante a seleção. Além disso, é preciso que o envio seja feito no formato solicitado e correspondente à categoria escolhida no edital, nem maior e nem menor.
A história pode ser muito bem escrita e ter um enredo apaixonante, sem erros ortográficos ou falhas de estrutura, mas será desclassificada caso não respeite as regras de participação. Por isso, sempre leia o edital do início ao fim, assim você não corre o risco de ter sua obra desclassificada por falta de atenção e garante uma participação justa no concurso.
- Releia e revise sua história antes de enviar
Depois de terminar seu texto, é importante deixá-lo “descansar” um pouquinho. Isso quer dizer que você deve se afastar da história e esperar alguns dias, para só então voltar a se debruçar sobre ele. Esse distanciamento te permite ter um olhar renovado para as palavras e narrativa escritas.
A releitura te dá a oportunidade de encontrar falhas ou buracos na história, laços que podem ter ficado abertos, ou erros lógicos como trocar o nome de um personagem ao longo da história, por exemplo.
Também é uma ótima oportunidade de fazer uma revisão ortográfica antes do envio. Faça uma revisão completa, desde pontuação e ortografia até concordância nominal e verbal. Muitas vezes, uma boa história é desclassificada por conter erros relativamente graves.
Aqui na Maçã do Amor, todos os textos vencedores passam por duas etapas: edição e revisão. Porém, não podemos selecionar uma história cheia de erros ou falhas estruturais como vencedora. Acredite, já desclassificamos histórias com muita dor no coração.
Então lembre-se de que essa é a última chance de deixar o texto exatamente como você gostaria antes do envio. Faça pequenos ajustes e envie com confiança.
- Garanta que você detém os direitos do texto
Ao se deparar com um concurso, você tem duas opções: escrever uma história inédita, especialmente nos moldes do edital proposto; ou enviar um texto que já tenha escrito anteriormente.
Caso você opte por enviar um texto que já estava pronto, precisa garantir que detém mesmo os direitos da obra.
Basicamente, isso significa que você pode já ter enviado essa mesma obra para outro concurso ou publicação. Algumas revistas, blogs e editoras fazem contratos de exclusividade e, neste caso, ao assinar, você cede os direitos da obra para aquela publicação específica — dessa forma, você não pode enviar esse mesmo texto para outros e novos concursos.
Por isso, garanta que o texto está apto a ser publicado.
- Seja original e surpreenda
Seu texto será lido junto com muitos outros e, por isso, os detalhes podem fazer toda a diferença entre ser selecionado ou desclassificado!
Evite o uso excessivo de clichês e busque surpreender os leitores, envolvendo-os em sua narrativa. Despertar sentimentos e identificação com os leitores certamente ajudam a destacar sua história perante os outros envios.
Para isso, é importante conferir se a estrutura do texto conta com início, meio e fim e garantir que não haja falhas ou mudanças abruptas no tipo de narrador, tempo e espaço da história, além de outros pontos que podem comprometer a qualidade da obra.
A dica de ouro é: não escreva para editais tentando agradar os jurados. Seja original e autêntico, confiante que a sua história cative os leitores. Combinado? 😉
- Garanta que o seu texto está dentro do tema
Nós já mencionamos a importância de ler o edital, mas não custa reforçar! Falando por experiência própria da seleção aqui na Maçã do Amor, a inadequação ao tema é sempre um dos maiores motivos de desclassificação, não importa quão incrível seja o texto ou a arte digital.
E nós sabemos que a desclassificação pode abalar a confiança do autor. Por isso, envie apenas textos que realmente correspondem ao tema que está sendo proposto. Evite se desgastar à toa e respeite o trabalho de quem lê e seleciona os textos.
Aqui na Maçã do Amor, nosso tema é sempre o amor romântico, afinal, amamos histórias de amor. Porém, em cada edital propomos um tema específico, como Luzes de Natal ou Amores Trevosos, duas das mais queridinhas pelos nossos leitores. Por isso, é importante se adequar a esses dois pontos: seu texto ou ilustração devem necessariamente conter o amor romântico, além de estar dentro do tema proposto no edital para o qual você está enviando.
- Crie uma lista ou planilha para organizar seus envios
Se você tem o hábito de participar de diversos concursos literários, pode acabar se perdendo em meio a tantos processos e regras. E, por isso, um pouquinho de organização sempre cai bem.
Anote pontos importantes como: o prazo de divulgação dos resultados, se o texto precisa ser inédito, se existe algum critério específico de seleção. Assim, você garante que não envia textos repetidos ou fora dos critérios de seleção. Já pensou ter o mesmo texto selecionado em mais de um concurso e só poder participar de um deles?
- Seja coerente nas correções, ou pode ser desclassificado
Ter uma obra aprovada é apenas a porta de entrada para o processo de publicação. O texto ainda passará pelo processo de edição e revisão, isso quer dizer que a revista ou editora fará sugestões ou pedidos de alterações em determinados pontos, além da revisão gramatical.
Se você não concordar com os apontamentos, seu texto pode ser desclassificado no meio do processo e não chegar à publicação final.
É importante achar um meio termo: caso você realmente não concorde com as alterações propostas, você tem o direito de se recusar a mexer no texto e optar por sair da publicação, afinal, a obra é sua. Porém, procure ser razoável e confiar na experiência dos profissionais que estão trabalhando no texto. O objetivo é deixá-lo ainda mais coeso e agradável para o consumo dos leitores.
- Saiba lidar com perdas
A cada texto que você escreve, aprimora um pouco mais seu estilo. Por isso, o foco deve ser sempre a sua escrita e não vencer o concurso. Lembra que nós falamos sobre não escrever para agradar?
Escreva sempre que tiver algo a dizer, procure se conectar e tocar os leitores. Se você ganhar um prêmio com isso, melhor ainda.
A verdade é que nem sempre você será selecionado. O texto pode estar fora do tema, podem haver pouquíssimas vagas, ou, simplesmente, não foi dessa vez.
Não existe nada pior do que receber um e-mail mal educado de um autor que não aceita a desclassificação. Esse momento de raiva pode minar sua relação com a editora ou revista, prejudicando sua participação em futuros editais.
Procure aceitar os feedbacks e encontrar pontos de melhoria em seu texto, quem sabe assim, ele fica ainda melhor para a próxima vez. Confie que sua escrita está em um processo constante de evolução.
Quer participar da nossa revista?
Se você gostou das dicas, deixamos aqui também nosso convite para que você conheça a Revista Maçã do Amor e nos acompanhe nas redes sociais. Participe de nossos editais e quem sabe nós não nos encontramos nas próximas edições? ♥️ Outra dica é acompanhar portais como o da Casa das Rosas, que estão sempre divulgando editais e concursos literários.