Categorias
Escrita

Edição e Revisão: você conhece a função de cada etapa?

Quem escreve sabe que a escrita em si é apenas a primeira parte de um processo. Todo texto passa por uma série de etapas até chegar em sua versão final e estar pronto para ser publicado e divulgado.

O processo editorial envolve outros personagens além do autor, como: os editores, revisores, diagramadores e leitores. Até que uma obra seja publicada, muito trabalho é realizado em cima do texto original, lapidando-o até atingir sua melhor versão. 

A edição e a revisão são duas etapas muito importantes no processo de construção de um texto e, apesar de muitas pessoas acharem que não há diferença entre os termos, elas representam dois estágios distintos do processo de publicação.

Ambas envolvem a correção de erros ortográficos e gramaticais, mas seus papéis incluem mais do que isso e é sobre as diferenças e importância de cada uma que falaremos no artigo de hoje. Continue a leitura para entender de uma vez o que a revisão e a edição podem fazer pelo seu texto. E então, vamos nessa?

Edição

Em resumo, todo o processo editorial tem como objetivo selecionar um material com potencial e moldá-lo, trabalhando seus mínimos detalhes, até chegar em uma melhor versão para ser apresentada ao público.

Editar envolve a escolha de um editor autorizado a fazer sugestões e mudanças com a intenção de aprimorar a qualidade geral da escrita, especialmente em relação ao uso da linguagem e expressões. É claro que, ao longo desse processo, o editor já aproveita para fazer pequenas revisões, eliminando erros ortográficos, gramaticais e possíveis erros de digitação.

O editor precisa observar a escolha das palavras, além da clareza de pensamento e expressão. Mais do que uma leitura crítica, a edição envolve a melhoria do fluxo de ideias e da narrativa como um todo. Por isso, o editor pode sugerir alterações e reescritas em frases, parágrafos ou diálogos inteiros do texto, propondo mudanças na estrutura e na organização da narrativa.

Por melhor que a ideia de sua história seja, se a escrita não for bem executada a mensagem não será transmitida. Se isso acontecer, a história não cativará os leitores e, portanto, não cumprirá o seu propósito.

Por isso, o papel do editor é ajudar a melhorar e dar uma forma mais coesa ao texto, sugerindo a troca de expressões, questionando escolhas da narrativa e mostrando ao autor outras alternativas e possibilidades dentro do texto.

Nessa etapa, seções inteiras podem ser acrescentadas, alteradas ou excluídas, visando proporcionar uma melhor experiência para o leitor. Seu papel envolve ajustar o tom da obra ao público — considerando aspectos como a estrutura, coerência e a consistência lógica do texto.

Revisão

A revisão é feita em um segundo momento, pois não adianta revisar um texto que ainda pode sofrer alterações. Por isso, o revisor é o responsável pelo olhar final ao texto, garantindo que nenhum erro passará por seu olhar apurado e suas habilidades técnicas de escrita e gramática.        

Em geral, o revisor vai tratar de questões de ortografia, pontuação, sintaxe, digitação e vocabulário, fazendo as devidas correções de acordo com a norma culta da língua.

O revisor deve dialogar com o autor e com o editor quando tiver qualquer dúvida sobre o texto, para não correr o risco de sugerir alterações que mudem o sentido das frases ou da história como um todo. É importante analisar a obra como um conjunto, dentro de seu contexto. Por exemplo, gírias e expressões regionais podem ser aceitas se fizerem sentido dentro da narrativa em questão.

 A revisão se preocupa apenas com a correção do texto ou do conteúdo; o revisor não está preocupado com a forma ou estrutura do conteúdo. Sua função é garantir que o editor e o escritor não tenham perdido nada importante. 

Recapitulando

A edição pode fazer grandes alterações, propondo mudanças no texto e fazendo questionamentos ao autor; já a revisão consiste em uma etapa final, responsável por um controle mais refinado, fazendo apenas pequenas alterações. Para saber mais sobre o papel de cada um dos profissionais, recomendamos a leitura deste artigo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Realizar as etapas separadamente permite que a equipe dê atenção a todos os detalhes da obra, isso não apenas melhora o resultado final, como garante uma melhoria na qualidade geral da escrita do autor que tem seu texto submetido ao processo.

Como a Edição e a Revisão funcionam na Revista Maçã do Amor

Os trabalhos de edição e revisão são complementares. Juntas, essas duas etapas proporcionam uma melhoria substancial na construção de um texto, tornando-o apto para a publicação em um canal literário. Em nossa revista, todos os textos selecionados passam pelo seguinte processo:

  1. Em um primeiro momento, após a divulgação dos resultados do edital, a equipe de editoras faz uma leitura do texto para verificar questões de estrutura e coerência na narrativa. Os textos são então enviados aos autores, que podem retrabalhar aspectos de suas obras e conversar com as editoras.
  2. Em seguida, os textos já editados passam pelo trabalho de revisão, feito por uma de nossas experientes revisoras. Novamente, o autor é convidado a conferir as sugestões feitas na etapa de revisão, garantindo assim que todos os envolvidos estejam de acordo com a versão final do trabalho.

Dentre os objetivos desse processo detalhado, se destacam:

  • Nossa missão é proporcionar uma boa experiência para o público leitor, que encontrará histórias coesas e claras em cada edição, com toques emocionantes e até poéticos. Não podendo faltar uma pincelada de romance, é claro!
  • Além disso, acreditamos que o processo de publicação incentiva o autor e o auxilia na melhora da qualidade de sua escrita, expandindo seus horizontes. Tendo a oportunidade de ter o texto editado e revisado por uma equipe profissional, o autor ou autora pode repensar seu processo de escrita e receber dicas valiosas sobre a estrutura de seu texto. Com isso, aprende a desafiar suas próprias ideias, aprofundando e fortalecendo sua narrativa.

Se você gostaria de ver o seu texto publicado na nossa revista e quer ter a experiência de passar pelas etapas de Edição e Revisão da nossa equipe, fique de olho nas nossas redes sociais e aqui no blog para acompanhar os editais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content