Quem gosta de escrever e contar histórias sabe como é ter ideias sobre cenas e personagens que, apesar de parecerem muito claras em sua mente, nem sempre viram narrativas tão fluidas quando colocadas no papel.
Para escrever um texto literário, você precisa prestar atenção nos elementos que compõem sua estrutura – indo muito além do enredo principal.
Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre a diferença entre conto e narrativa curta, uma discussão frequente nos processos de seleção aqui da Revista Maçã do Amor. Acompanhe!
O que é um conto
O conto é um gênero que se caracteriza principalmente por ser uma narrativa literária curta. Por ser uma história breve, tem estrutura bem definida – com começo, meio e fim –, se desenrola em um curto espaço de tempo e costuma ter um final surpreendente para o leitor.
Além disso, o conto possui poucos personagens, que geralmente são desenvolvidos com menos detalhes do que em um romance, ainda que sejam essenciais para a história.
Outra característica marcante é que o conto tem tempo e espaço delimitados e gira ao redor de um único conflito. Isso quer dizer que, por tratar de um único acontecimento relevante, em geral, possui apenas um clímax – aquele momento de maior tensão da narrativa.
A estrutura da narrativa de um conto costuma ser fechada e objetiva, composta por:
- Introdução: o início da narrativa, composta por uma breve ambientação do espaço, tempo, personagens e enredo. É essencial não apenas para localizar o leitor, mas também para despertar sua atenção e deixá-lo com vontade de ler até o final.
- Desenvolvimento: aqui se desenrolam os acontecimentos da história, relacionados ao problema ou à situação que foram apresentados na introdução. O conflito surge e começa a ser percebido pelo leitor.
- Clímax: é o momento de maior tensão da história, quando o problema está no auge e as ações tomadas pelos personagens definem todo o rumo da história.
- Desfecho: é o final da história. O encerramento da narrativa apresenta uma solução para o enredo, sendo ela positiva ou não.
Para saber mais sobre contos e conferir as dicas da Maçã do Amor, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre o tema. Você pode acessá-lo clicando aqui.
O que é uma narrativa curta
Por outro lado, uma narrativa curta é uma história que pode ser mais longa do que um conto, mas ainda é mais curta do que um romance. Ela pode ter uma trama mais complexa e personagens mais desenvolvidos do que um conto, mas ainda deve ser concisa e direta ao ponto.
A narrativa é um texto onde o narrador conta ao leitor sobre um fato ou uma história que tenha acontecido – podendo ser fictícia ou não.
Esse tipo de texto pode incluir várias cenas e personagens, e pode ser mais exploratória ou experimental do que um conto tradicional, em termos de estrutura, estilo e forma de apresentação.
Uma narrativa pode incluir elementos como: diálogo, descrição, reflexão e pensamentos.
A diferença é que, em geral, as narrativas contam eventos cotidianos, narram histórias, sem se focar em um evento ou conflito em especial.
Dicas para ter seu conto selecionado na Revista Maçã do Amor
Como vimos, conto e narrativa curta são duas formas literárias muito semelhantes, porém apresentam algumas diferenças sutis.
O principal ponto é que o conto tende a ser mais curto e mais focado em um único evento, enquanto a narrativa curta pode ser mais longa e mais elaborada em termos de enredo e personagens, podendo abranger diferentes tipos de história, sem se ater a um conflito central.
Aqui na Revista Maçã do Amor, temos apenas uma regra: nosso tema é o amor romântico! Nascemos com o propósito de divulgar histórias de amor. Se você escreve e se interessa por este gênero, pode ter seu texto publicado em nossa revista!
Nossas edições contam com quatro categorias:
- Arte digital: que abrange diferentes tipos de ilustrações e artes visuais;
- Texto livre: aqui vale de tudo – poemas, crônicas, trechos, resumos, artigos, resenhas e análises;
- Correio elegante: cartas, despedidas e declarações de amor;
- Contos: narrativas literárias, bem estruturadas, com poucos personagens e tempo e espaço bem demarcados.
Isso quer dizer que nós publicamos contos, que contam com conflitos no centro da narrativa, e não narrativas curtas, que são histórias mais cotidianas e sem a presença de um conflito ou clímax.
Por isso, quando você for enviar seu texto para nós, não deixe de conferir se a estrutura da história possui começo, meio e fim, com um clímax que dê aquele friozinho na barriga!
E para participar das edições, você já sabe, né? É só ficar de olho aqui no blog e nas redes sociais e acompanhar os editais, assim você não perde nenhum tema ou data para fazer seu envio.
Na categoria conto, procuramos textos de 2.000 a 4.000 palavras, o que acreditamos ser o bastante para contar uma boa história, de forma objetiva e que prenda o leitor até o final da narrativa.
Será um prazer enorme receber e ler suas histórias, esperamos por você!