Categorias
Escrita

Correio Elegante: como escrever uma declaração de amor

O Correio Elegante faz parte da tradição das Festas Juninas, uma comemoração típica em nosso país.

Acredita-se que seu surgimento teve origem na celebração de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, que realiza os pedidos feitos a ele, ajudando a formar novos pares.

O Correio Elegante é uma brincadeira tradicional das comemorações juninas e consiste basicamente em uma pessoa enviar um bilhete a outra. Esse bilhete pode ser assinado ou não. Parte da brincadeira é tentar descobrir quem enviou o recado anônimo, e muitos apaixonados aproveitam o momento da festa para declarar seu amor.

É como tentar conquistar o crush à moda antiga, por meio de um bilhete ou uma breve carta.

Na festa junina, os bilhetes geralmente são escritos em cartolinas cortadas em formato de coração. Funciona assim: alguém escreve o bilhete e o entrega para outra pessoa, que faz o papel de carteiro durante a festa. Assim, mantém-se o suspense do anonimato. As mensagens podem ser uma demonstração de amizade, mas a maioria é de teor romântico.

E se falou em romance… A gente logo pensa na Maçã do Amor, não é mesmo?

Então, continue a leitura para entender como os Correios Elegantes se tornaram uma parte tão importante da Revista!

Entre correios e maçãs

A Maçã do Amor tem muito orgulho de divulgar a literatura e os autores nacionais. Por isso, a tradição junina inspirou não apenas o nome da nossa Revista, como também uma das categorias de texto!

Nessa categoria, o que buscamos são declarações de amor, que podem ir de breves bilhetes apaixonados até cartas carregadas de sentimentos.

Uma declaração de amor é a melhor forma de fazer com que alguém conheça nossos sentimentos e intenções. Ela pode aliviar os anseios do autor, além de fazer com que a pessoa amada se sinta especial e valorizada.

A Maçã do Amor é uma revista literária, por isso, suas declarações podem ser ficcionais. Isso quer dizer que você pode escrever a partir do ponto de vista de um personagem para outro. Mas se quiser enviar as palavras que estão no seu coração, fique à vontade, a gente não conta pra ninguém 😉

Sabemos que falar — ou escrever — sobre sentimentos nem sempre é uma tarefa fácil! E, pensando nisso, separamos algumas dicas sobre os elementos que compõem uma carta e o que não pode faltar em uma declaração de amor.

Como escrever uma carta

A carta é considerada um gênero textual de correspondência. Assim, sua principal característica é estabelecer uma comunicação direta entre duas pessoas, uma que manda e outra que recebe a mensagem.    

Existem diferentes tipos de cartas, a depender do propósito de sua mensagem. Resumidamente, as cartas podem ser pessoais, comerciais ou oficiais. Aqui, focaremos nas características de uma carta pessoal, combinado?

O que diferencia a carta de outros gêneros é seu poder de criar uma comunicação entre duas pessoas. Por ser uma conversa pessoal e direta, favorece o uso de uma linguagem mais coloquial, podendo conter gírias e expressões populares em determinada cultura, além de assuntos íntimos que apenas os envolvidos compreendem.

As cartas não seguem um modelo pronto, tudo depende da intenção do autor e da mensagem que quer passar. Ainda assim, elementos como a coerência e a coesão são recomendáveis, para dar mais clareza à mensagem enviada.

Alguns elementos que costumam aparecer em uma carta são:

  • Cabeçalho: essa parte varia bastante, mas, em geral, deve conter o local do qual o autor está escrevendo a carta e a data de sua redação;
  • Saudação: geralmente acompanhada de um vocativo. Assim, iniciamos a mensagem já direcionando-a a um determinado leitor;
  • Corpo do texto: é a mensagem propriamente dita. Ao longo da página, o autor discorre sobre o motivo de seu contato. O tema pode ser tão livre quanto a sua imaginação;
  • Desfecho: é o final do texto, uma frase de despedida ou ideia que amarra o pensamento, oferecendo uma conclusão à mensagem. Pode conter uma pergunta, convite ou despedida; e
  • Assinatura: normalmente, as cartas são assinadas pelo autor no final da página, mas, como já comentamos, em alguns casos, cartas e bilhetes podem ser anônimas, como é o caso do famoso “admirador secreto”.

Nem todas as cartas possuem todos os elementos de estrutura. Justamente por serem de cunho pessoal, as cartas podem variar muito em estilo de escrita e linguagem. O mais importante é que o autor consiga transmitir sua mensagem.

Dicas para se declarar para o seu amor

Já que a Maçã do Amor não resiste a uma boa dose de romance, sabemos que nossos leitores adoram declarações de amor. Acreditamos que, ao escrever uma carta tão íntima, o autor se revela para aquele a quem se dirige, e nós, leitores, temos um acesso privilegiado às suas emoções.

Se você quer escrever uma declaração de amor, real ou ficcional, pode gostar dessas dicas:

  • Inspire-se no seus sentimentos pela outra pessoa;
  • Pense nas qualidades da outra pessoa, como o que você mais gosta ou admira nela;
  • Relembre bons momentos que viveram juntos. Você pode inclusive recontar um deles ao longo da carta;
  • Faça referência a um marco singular do relacionamento entre vocês, isso ajuda a criar um clima de nostalgia e intimidade;
  • Use expressões ou piadas íntimas que façam sentido entre vocês;
  • Se desejar, fale também sobre seus anseios ou planos para um futuro juntos.

Em resumo, use a criatividade, sem medo de declarar o seu amor!

Quer ver seu Correio Elegante publicado na Revista Maçã do Amor?

Aqui na Maçã do Amor, temos apenas uma regra: nosso tema é o amor romântico! Nascemos com o propósito de divulgar histórias de amor. Se você escreve e se interessa por este gênero, pode ter seu correio elegante publicado em nossa revista!

Basta acompanhar os editais e ficar de olho nos temas e nas datas para fazer o envio. Na categoria Correio Elegante, procuramos textos de até 1.000 palavras, com característica de uma declaração de amor.

Será um prazer enorme receber e ler suas palavras, esperamos por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content