Categorias
Escrita

8 dicas para capturar a atenção do leitor desde a primeira página

Com tantas obras disponíveis, capturar a atenção do leitor desde a primeira página pode fazer toda a diferença para que sua história seja lida até o final. É no início da narrativa que o leitor decide se vale a pena investir tempo e atenção na história que está prestes a se desdobrar.

Isso pode ser especialmente desafiador na escrita de contos, já que a história inteira se desenrola em poucas páginas. Pensando nisso, preparamos este guia com 8 dicas que te ajudarão a conquistar a atenção dos leitores. Acompanhe!

  1. Comece com um conflito

O conflito é o coração de qualquer narrativa. Dar pistas ou apresentar o conflito logo no início pode despertar a curiosidade do leitor sobre o desenvolvimento da história.

Não revele tudo de uma vez, mas comece por uma cena interessante que desperte a atenção e provoque curiosidade. Um começo misterioso ou estimulante costuma funcionar melhor do que longas descrições.

  1. Crie uma conexão emocional com o leitor

A emoção é uma das ferramentas mais poderosas da escrita. Introduza seus personagens de forma a criar uma conexão emocional instantânea com o leitor.

Você pode fazer isso mostrando uma fraqueza, uma paixão ou um conflito interno que o personagem esteja vivendo. Quanto mais o leitor se importar com o personagem desde o início, mais provável é que continue lendo para descobrir o que acontecerá ao longo da trama.

Neste artigo você confere mais dicas para a escrita de contos cativantes.

  1. Introduza um mistério

Começar a narrativa com um elemento misterioso ou aparentemente inexplicável também é uma boa maneira de instigar a curiosidade do leitor.

Você pode começar com um objeto estranho, um evento inesperado ou um comportamento incomum de um personagem. O mistério deve ser intrigante o suficiente para que o leitor queira continuar lendo para descobrir onde a história irá levá-lo.

  1. Estabeleça o tom da história

 Logo na primeira página, o leitor já entende o que pode esperar da história em termos de tom e de estilo de narrativa. Por isso, a escolha das palavras e o ritmo da escrita são fundamentais.

Se a história for um suspense, experimente começar com um evento misterioso; caso se trate de um romance, você pode começar com uma pitada de drama para despertar a atenção do leitor ao casal de protagonistas.

  1. Comece com humor

Se sua história for uma comédia ou romance, você pode começá-la com um acontecimento engraçado. O protagonista pode ter uma intenção, mas acabar fazendo tudo errado, e se encontrar em uma situação embaraçosa.

Isso pode ajudar a estabelecer a conexão emocional entre o leitor e o personagem, além de despertar a curiosidade no desfecho da situação.

  1. Apresente um personagem impactante

Um personagem bem desenvolvido e interessante pode ser suficiente para capturar a atenção do leitor.

Começar a narrativa mostrando o que está em jogo para esse personagem e quais são suas motivações pode aumentar o engajamento na leitura.

  1. Comece com uma pergunta

Se começar a história fazendo uma pergunta sobre algo interessante ao leitor, despertará sua curiosidade em descobrir a resposta.

Colocar o leitor diretamente no meio dos acontecimentos cria uma sensação de urgência e interesse imediato. Você pode, por exemplo, jogar o leitor no meio de uma ação emocionante ou em um ponto crítico da trama.

  1. Crie bons diálogos

Diálogos deixam a história mais dinâmica e interessante. Além disso, têm um grande poder de gerar conexão entre o leitor e os personagens.

Uma fala bem escrita pode rapidamente dar vida aos personagens e revelar algo importante sobre a história ou que insinue um conflito. Mas não se esqueça que esse diálogo deve soar natural e ser relevante para a trama.

Conclusão

Escrever contos é uma arte que exige prática e sensibilidade. Capturar a atenção do leitor desde a primeira página é um desafio, mas com as técnicas certas, é possível criar uma abertura envolvente.

Evite começos previsíveis e não sobrecarregue o leitor com muitas informações ou descrições logo no início. Concentre-se em estabelecer um cenário intrigante e ofereça as informações essenciais para despertar a curiosidade. Os detalhes sobre o mundo e os personagens serão gradualmente revelados conforme a trama se desenvolve.

Aqui na Revista Maçã do Amor somos fãs de bons começos!

Pense que a equipe de seleção são seus primeiros leitores. Despertar a vontade de ler e conhecer mais sobre a história pode fazer a diferença na hora de ter seu texto selecionado.

E você já sabe, né? Nosso tema é o amor romântico. Se você escreve e se interessa por este gênero, acompanhe os editais e fique de olho nas propostas e nas datas para fazer seu envio.

E lembre-se que a primeira página é a porta de entrada para a sua história – deixe-a irresistível.

Quem sabe não nos vemos na próxima edição da Revista Maçã do Amor? ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content