Categorias
Escrita

Conheça os 5 elementos da narrativa

Antes de escrever uma história, o autor precisa fazer algumas escolhas sobre como irá contá-la. É unindo os elementos da narrativa que o autor deixa a trama mais rica em detalhes, gerando conexão com os leitores. No artigo de hoje, você vai aprender o que é uma narrativa e quais são os cinco principais elementos da narrativa. 

O que é uma narrativa

Uma narrativa nada mais é do que uma exposição de fatos — podendo ser ficcional ou não. No caso das obras literárias, a narração acontece no formato de prosa ou verso. 

O texto narrativo conta uma história com base em uma sequência de fatos ou acontecimentos, e a partir do ponto de vista de um narrador, que assume a função de apresentar os personagens, as situações, o enredo, o espaço e o tempo em que a história acontece. 

É um tipo de texto bem definido, com início, meio e fim. Uma narração pode contar um fato que aconteceu de verdade, uma história fictícia, ou então misturar os dois elementos: a realidade e a fantasia.

Os 5 elementos da narrativa

Toda narrativa apresenta um conjunto de elementos que tornam a história não apenas compreensível, mas também mais interessante, fisgando a atenção do leitor e gerando identificação com os acontecimentos e personagens envolvidos. 

A seguir você confere quais são os elementos que não podem faltar na construção de uma boa história

  1. Enredo

O enredo é o conjunto de fatos que constrói a história em si. Seja baseado na realidade ou não, são os acontecimentos vivenciados pelos personagens ao longo da história

Pode ser contado de maneira linear ou não linear, com ou sem diálogos. O fundamental é que exista um conflito em torno do qual a história gire. Ou seja, algo que leve os personagens a uma jornada e os faça amadurecer ao longo da história. 

O enredo determina o tom da narrativa, como a tensão, o nível de drama, humor ou suspense, por exemplo. 

A maneira mais habitual de criar um enredo é apresentando os personagens e o problema, ou conflito, que marca a história. Em geral, as narrativas seguem a seguinte estrutura: 

  • Apresentação: é a introdução do texto, o momento em que os principais elementos da narrativa são apresentados para contextualizar o leitor sobre a história; 
  • Desenvolvimento: é o desenrolar do enredo. Os acontecimentos se desenvolvem e o autor apresenta os conflitos que os personagens devem superar; 
  • Clímax: é aquele momento-chave para a história, quando acontece um evento ou revelação que marca a jornada dos personagens  o momento que deixa o leitor com frio na barriga e ávido para saber o que acontecerá a seguir;
  • Desfecho: é o final da narrativa, quando o clímax se define e a história caminha rumo ao fim. 
  1. Narrador

O narrador é quem conta a história. É o responsável por dar voz aos personagens, além de conduzir o enredo, o tornando mais atrativo. 

Uma mesma história pode ser contada a partir de diferentes pontos de vista. O narrador pode ser um personagem que expõe a sua versão dos fatos, ou pode ser alguém que está apenas observando os acontecimentos.

A narrativa pode ser feita em primeira ou terceira pessoa, dependendo se o narrador é alguém que participa ativamente dos fatos ou se apenas os assiste. A escolha do foco narrativo guia a maneira como a história será contada — definindo estrutura, expressão de sentimentos e opiniões, por exemplo. 

Existem 3 tipos de narrador, são eles: 

  • Narrador personagem: que conta a história em primeira pessoa do singular, pois está participando dos acontecimentos;
  • Narrador observador: que conta a história em terceira pessoa, de forma imparcial e objetiva. Ele apenas descreve o que vê, não participa dos acontecimentos e tampouco tem conhecimento total sobre o que se passa com os personagens em termos de emoções, anseios e pensamentos;
  • Narrador onisciente: que conta a história em terceira pessoa, tendo total conhecimento sobre os fatos e personagens. oferece uma visão muito mais ampla e íntima dos acontecimentos, proporcionando uma riqueza de detalhes muito maior ao leitor. 

Para saber mais sobre os tipos de narrador e conferir alguns exemplos, recomendamos a leitura do nosso artigo aqui no blog sobre o tema. 

  1. Personagens

São os seres que participam da história, são eles que dão vida ao enredo e fazem a história acontecer. Podem ser pessoas, animais ou até mesmo seres fictícios. 

Os personagens são os atores da história, é com eles que nos identificamos e sentimos uma série de emoções em relação a eles, como: empatia, carinho, raiva, pena ou compaixão. 

Os personagens se dividem em dois grandes grupos: 

  • Personagens principais: são os mais importantes da história, pois a maior parte do enredo gira ao seu redor. Toda história pode ter mais de um personagem principal, podendo inclusive se dividir entre protagonistas (os bonzinhos) e antagonistas (os que dificultam o percurso). 
  • Personagens secundários: também são importantes, apesar de receberem menos destaque. Desempenham papéis menores, aparecendo de forma mais pontual na história, em determinados contextos e, em geral, interagindo com as personagens principais. 
  1. Espaço

Toda história se passa em um local. O espaço diz respeito a ambientação do lugar onde se passa a história — pode ser um espaço físico ou apenas psicológico. 

O espaço físico pode ser qualquer lugar, como uma casa, escola, hospital ou praia. Já o espaço psicológico diz respeito a fantasias e imaginação dos personagens, o que dá um toque mais íntimo e cheio de emoções para a história. 

  1. Tempo

O tempo diz respeito ao momento, ou momentos, em que os fatos acontecem. Pode acontecer de maneira linear, ou seja, seguindo uma ordem cronológica e o desenrolar dos fatos, ou não linear, quando o narrador alterna entre passado, presente e futuro ao longo da narrativa. 

Elementos como o espaço e o tempo são fundamentais para que o narrador ambiente o leitor na história. Eles formam o contexto onde o enredo e os personagens se situam. 

Exercitando sua narrativa

Para escrever, não existe segredo: você precisa praticar! ❤️

Começar por contos curtos é uma ótima maneira de exercitar sua narrativa. Você pode inserir os elementos aqui apresentados em uma história com começo, meio e fim, que transmita uma mensagem e emocione os leitores. 

Em geral, um conto possui poucos personagens, tem tempo e espaço delimitados e gira ao redor de um único conflito. O tamanho da história, com um enredo mais enxuto e o foco em um único conflito é o que diferencia o conto de produções literárias mais extensas, como os romances, que possuem mais conflitos e personagens secundários. Para ter sua história publicada aqui na Revista Maçã do Amor, você já sabe, né? Basta acompanhar a abertura dos nossos editais. Nossa única regra é: nosso tema é o amor romântico! Então seja criativo em sua narrativa e conte uma história de amor que faça os leitores se apaixonarem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content