Revistas literárias são publicações periódicas dedicadas à divulgação de peças literárias, publicando textos como contos, poesias, crônicas, cartas, resenhas e críticas literárias.
As revistas literárias são tão antigas que, pra você ter uma ideia, o primeiro título que se tem conhecimento data de 1684, a Nouvelles de la République des Lettres, publicada na França.
No Brasil, as primeiras revistas desse gênero surgiram no século XIX e se popularizaram na virada para o século XX, quando o meio passou a ser explorado por diferentes movimentos de vanguarda.
Desde seu surgimento, as revistas são vistas como uma publicação alternativa, um canal que possibilita a divulgação de novos autores e pensadores.
Em artigo para a Revista Acrobata, o editor e revisor Edson Cruz conta que:
“Há um consenso entre os autores de que as revistas literárias são um campo privilegiado para a reflexão do fazer literário, no sentido de que – à margem do mercado – podem (e normalmente o fazem) abrir espaço para novos poetas e prosadores, e para os já estabelecidos, mostrarem seus trabalhos e avaliar a receptividade dos textos produzidos.”
A evolução das revistas para o mundo digital
Não é novidade dizer que a internet revolucionou nossa forma de consumir e de nos relacionarmos. E, no campo da literatura, não poderia ser diferente.
As publicações digitais aumentaram as possibilidades de autores divulgarem suas obras de forma independente ou em canais organizados – como as revistas digitais – com baixo ou nenhum custo.
As revistas literárias eletrônicas representam, em parte, uma evolução natural dos periódicos literários de mídia tradicional para o meio digital. Além de uma apropriação do espaço digital, hoje temos exemplos de casos híbridos, com publicações que ocorrem em meios físicos e digitais, atraindo um público maior de leitores.
Além disso, é importante ressaltar que a mídia virtual abre espaço para a divulgação de obras que antes eram restritas a nichos comerciais específicos. Assim, as publicações online potencializam o alcance das obras, apresentando os textos para cada vez mais leitores e tornando mais democrático o acesso à cultura e a determinados gêneros menos conhecidos e difundidos.
Por que ler revistas literárias na internet?
A leitura de revistas online têm aumentado nos últimos anos. Os motivos vão desde as mudanças no mercado editorial até os hábitos de leitura da população.
A seguir, separamos os principais benefícios de consumir revistas literárias online:
- Linha editorial bem definida: por ser uma revista, as publicações seguem uma determinada linha editorial. Ou seja, quando você adquire o exemplar de uma revista, pode saber de antemão o que esperar de seu conteúdo. As temáticas abordadas, os posicionamentos e mesmo os elementos de design se mantêm a cada edição;
- Novos autores: se você deseja expandir seu repertório literário, as revistas são uma ótima forma de sair da mesmice do mercado editorial tradicional e descobrir novos autores e estilos de escrita;
- Facilidade de acesso: no meio digital, o custo de produção é bastante reduzido e, por isso, as publicações online costumam ser muito mais baratas do que comprar um exemplar físico. Além disso, muitas revistas disponibilizam suas edições para download e leitura de forma gratuita;
- Maior qualidade: existe uma equipe que trabalha por trás de cada edição e isso garante a qualidade dos textos e do material como um todo. Por isso, ao escolher um periódico para acompanhar, você tem a garantia de acessar textos revisados e diagramados, com qualidade tão boa quanto a de uma publicação tradicional do mercado editorial.
Vale a pena publicar em revistas literárias?
Se além de leitor você também é um escritor, essa dúvida deve estar se passando pela sua cabeça agora mesmo. Então aqui vai a resposta:
Sim, vale muito a pena!
A publicação independente é uma ótima alternativa para autores iniciantes que não conseguem uma oportunidade em grandes editoras, ou para aqueles que querem fugir do mercado tradicional.
Porém, fazer parte de uma publicação coletiva, como é o caso das revistas, traz muitos benefícios para quem ainda não tem experiência no mundo editorial. Veja só:
- Alcance: ter o seu texto publicado em uma revista literária aumenta – e muito – o alcance de suas palavras. Além de ter uma audiência maior, a revista terá mais recursos para a divulgação da obra;
- Revisão do texto: ao ter um texto selecionado, pode ter certeza de que ele passará pelas mãos de uma equipe de profissionais, expert em edição e revisão, garantindo a elevação da qualidade do seu texto, além de ser uma ótima oportunidade de aprender e crescer enquanto escritor;
- Acompanhar o processo: se você se sente perdido e não sabe por onde começar, fazer parte de uma publicação coletiva significa que você terá acesso a uma comunidade experiente, que poderá te guiar nos seus primeiros passos como autor;
- Divulgação: por mais que você poste seus textos em um blog pessoal ou nas redes sociais, ao fazer parte de uma revista literária, você recebe um material palpável para divulgar. O seu texto passa a fazer parte de um conjunto de obras, selecionadas e diagramadas – e, por vezes, impressas.
Conheça a Revista literária Maçã do Amor
A Maçã do Amor nasceu com o propósito de divulgar e unir artistas de escrita e artes visuais, valorizando e expondo a arte nacional.
Nossa revista é publicada em formato digital e o conteúdo é disponibilizado em todos os canais de distribuição da revista gratuitamente.
Acreditamos em duas coisas: que todo mundo merece uma história de amor e que cada um tem uma visão única do que é amor, por isso a proposta é colocar em destaque o amor romântico.
Se você gosta de histórias de amor e não resiste a um bom romance, clique aqui para acessar todas as edições já publicadas ❤ ️
E se você é escritor e está nos conhecendo agora, fique de olho aqui no blog e em nossas redes sociais para acompanhar os temas e editais. Seja criativo e nos ajude a espalhar o amor pela rede!
Um comentário a “Revistas literárias: o que são e por que ler online”
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.